fbpx

Blog da Comander Automação

Encoders na Automação Industrial: A Precisão na Medição de Posição e Velocidade

encoder incremental

A precisão na medição de posição e velocidade é um componente crítico na automação industrial, e os encoders são dispositivos indispensáveis para alcançar essa precisão. Estes componentes transformam a dinâmica física do maquinário em dados digitais precisos, facilitando o controle e a otimização dos processos de produção.

hs35r encoder incremental dynapar
Exemplo de Encoder para Medição de Velocidade

Os encoders, particularmente os incrementais, são fundamentais para medir com exatidão a posição e a velocidade das peças e componentes em sistemas automatizados. Eles funcionam baseando-se em princípios de codificação e detecção de movimento, convertendo movimentos mecânicos rotativos ou lineares em uma série de sinais elétricos codificados.

 

Medindo Velocidade e Posição

Medição de Velocidade

Encoders incrementais medem a velocidade ao emitir pulsos elétricos em resposta à rotação do eixo. O número de pulsos emitidos em um determinado período é diretamente proporcional à velocidade de rotação. Esses pulsos são contados por um sistema de controle, que os converte em velocidade, fornecendo dados em tempo real sobre a rapidez com que um componente se move.

 

Medição de Posição

Os encoders absolutos, por outro lado, são especializados na medição de posição. Eles fornecem a posição exata do eixo a qualquer momento, sem necessidade de referência ou retorno à posição inicial. Isso é feito através de um padrão único de codificação para cada posição angular do eixo, permitindo que o sistema de controle identifique a posição exata do eixo, mesmo após desligamentos ou perturbações.

Os transdutores nos encoders convertem movimentos físicos em sinais elétricos, que são então interpretados pelos sistemas de controle para determinar precisamente a posição e a velocidade. Esta informação é crucial para a sincronização e controle de processos em ambientes de automação industrial.

 

Acompanhe as Novidades com a Comander Automação

Para se manter atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias em automação industrial, visite o blog da Comander Automação. Nossas publicações semanais oferecem insights valiosos e dicas práticas para otimizar processos de automação.

 

Sobre a Comander Automação

A Comander Automação é uma referência em soluções tecnológicas para automação industrial, fornecendo uma gama de sensores e controladores, incluindo encoders de alta precisão. Representamos marcas renomadas como Dynapar, Hengstler, Veeder-Root, Gems, West, Joslyn-Clark e Pfannenberg.

Nossa equipe, com décadas de experiência, está comprometida com a busca por inovações e soluções eficientes para atender às necessidades de nossos clientes. Para cotações de produtos de automação industrial, contate-nos pelo telefone +55 11 2373-3336, WhatsApp +55 11 94338 1191 ou via e-mail [email protected].

Com os encoders da Comander Automação, você garante medições precisas de posição e velocidade, essenciais para a eficiência dos seus processos industriais.

 

Comentários

confira também

FALE CONOSCO

solicite cotação agora

Telefone

Ligue 11 2373-3336 e solicite mais informações

WhatsApp

Envie sua solicitação por mensagem

E-mail

Clique aqui e envie sua solicitação por e-mail

Formulário

Preencha abaixo ou nas páginas de produto.

Formulário de contato