fbpx

Blog da Comander Automação

Horímetro analógico: Vamos entender como funciona

O horímetro, seja analógico ou digital, é um equipamento de extrema importância para diversas indústrias e empresas, pois tem a capacidade de apontar as horas trabalhadas de um equipamento ou motor através de um indicador mecânico ou digital.

O horímetro analógico funciona apenas quando o equipamento ou veículo está em atividade. Ele pode ser encontrado diretamente no painel de máquinas agrícolas, colheitadeiras, tratores, embarcações marítimas, lanchas, navios, barcos, caminhões e ônibus de marcas como Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

Sua principal utilidade está em auxiliar no cálculo do tempo necessário para realizar manutenções preventivas em veículos e maquinários. O controle do tempo de funcionamento é essencial para a descoberta das necessidades de manutenção em motores, sistemas elétricos e maquinários, evitando possíveis falhas e prejuízos financeiros.

Além disso, o horímetro analógico é fundamental para garantir a segurança de quem opera o equipamento e para os donos dos equipamentos, que precisam ter noção do tempo de manutenção necessário. Assim, acidentes são evitados, e a manutenção preventiva pode ser planejada adequadamente.

Já os horímetros digitais são uma evolução do equipamento, focados na otimização de maquinários. Eles funcionam como contadores digitais que administram o tempo de utilização de motores móveis e estacionários. Sua precisão permite um gerenciamento mais eficiente dos intervalos de manutenção, possibilitando um controle mais preciso e facilitando a programação das atividades.

Esses horímetros digitais podem ser usados em motores de diferentes tipos, como náuticos, industriais e estacionários. Alguns modelos também possuem a função de contagem regressiva, o que adiciona ainda mais precisão para a realização de manutenções preventivas.

O funcionamento dos horímetros digitais inicia com a ativação de suas entradas digitais, que registram os valores acumulados referentes a cada verificação. Esses dados são enviados ao servidor de coleta para configuração, juntamente com a situação de cada entrada e o status do GPS. Caso ocorra algum problema na conexão, os dados são armazenados no equipamento e encaminhados quando a conexão for restabelecida.

A utilização dos horímetros digitais é muito benéfica para evitar despesas altas com manutenção, permitindo um controle mais detalhado do tempo de utilização do motor. Eles podem ser empregados em uma ampla variedade de motores a combustão, abastecidos por diferentes tipos de combustível, incluindo motos, carros, geradores, jet-skis, motores náuticos, karts, equipamentos agrícolas e veículos industriais.

Se você deseja saber mais sobre horímetros, seja analógicos ou digitais, entre em contato com a Comander Automação. Somos uma parceira de tecnologia industrial que oferece soluções em automação para diversas empresas, com distribuição autorizada das marcas Dynapar, Hengstler, Veeder-Root, Gems, West, Joslyn-Clark e Pfannenberg.

 

 

Sobre a Comander Automação

A Comander Automação é sua parceira de tecnologia industrial de ponta, fornecendo sensores e controladores para todas as variáveis de processo. Nossa equipe é composta por profissionais com mais de 30 anos de experiência no campo da automação industrial, oferecendo soluções eficientes e inovadoras.

Para solicitar cotação de produtos de automação industrial, entre em contato com a Comander através do telefone 11 2373-3336, envie mensagem para o WhatsApp 11 94338 1191 ou um e-mail para [email protected]. Estamos preparados para atender suas necessidades e fornecer as melhores soluções em automação para a sua indústria.

Comentários

confira também

FALE CONOSCO

solicite cotação agora

Telefone

Ligue 11 2373-3336 e solicite mais informações

WhatsApp

Envie sua solicitação por mensagem

E-mail

Clique aqui e envie sua solicitação por e-mail

Formulário

Preencha abaixo ou nas páginas de produto.

Formulário de contato